Nossa

História
1962

QUANDO COMEÇAMOS

Nossa história iniciou-se em 31 de março de 1962 na região de Guarapuava. Inicialmente, uma serraria que atendia o mercado madeireiro nacional e na sequência começamos a implantação da fábrica de pasta mecânica.

1970

UM NOVO CICLO DE CONQUISTAS

No início dos anos 70, iniciamos um novo ciclo. O processo de transformação começou com a Reflorestadora São Manoel, onde plantamos nossas primeiras mudas de pinus e continuamos com a construção da Usina São Pedro que tinha o propósito de alimentar a primeira máquina de papel da Santa Maria. Um empreendimento que veio para suprir o acesso precário à energia elétrica existente na região.

1972

UM LOCAL PARA SE FAZER PAPEL

Dez meses depois de iniciarmos a montagem da Máquina de Papel I, entrava em funcionamento a Usina São Pedro. No dia 21 de fevereiro de 1974 a máquina de papel foi colocada em funcionamento pela primeira vez. Exatamente às 16 horas da tarde, chegava ao mundo as primeiras folhas de papel da Santa Maria, que mais tarde produziria mais de dez tipos de papeis.

1974

16 HORAS DO DIA 21 DE FEVEREIRO

Dez meses depois de iniciarmos a montagem da Máquina de Papel I, entrava em funcionamento a Usina São Pedro. No dia 21 de fevereiro de 1974 a máquina de papel foi colocada em funcionamento pela primeira vez. Exatamente às 16 horas da tarde, chegava ao mundo as primeiras folhas de papel da Santa Maria, que mais tarde produziria mais de dez tipos de papeis.

1980

DE GUARAPUAVA PARA O MUNDO

Após anos de trabalho, ganhamos espaço no mercado papeleiro nacional e no início dos anos 80, iniciamos a expansão das vendas pelo mundo começando pela Europa e Oriente Médio.

1982

A SEGUNDA MÁQUINA DE PAPEL

Almejávamos expandir a oferta dos papéis Santa Maria no mercado. Foi então que partimos para a aquisição da Máquina de Papel II. A montagem começou em dezembro de 1981 com a colocação dos trilhos e em dezembro de 1982 era fabricado o primeiro papel vendável. Juntamente com a nova máquina, entrou em funcionamento a Usina Curucaca, responsável por manter a autossuficiência energética da Santa Maria.

1990

AGRONEGÓCIO EM EXPANSÃO

Em 1982 decidimos diversificar os investimentos e expandimos as atividades agrícolas que eram realizadas de forma tímida desde a década de 1980. No início dos anos 90, rumamos para o cultivo de grãos. Compramos fazendas para plantar soja, milho e trigo, e mais tarde em 2002 construimos um silo para otimizar o setor agrícola com capacidade de armazenamento de 36 mil toneladas, além da continuidade na expansão dos negócios florestais.

2009

QUALIDADE DESDE A RAIZ

A Reflorestadora São Manoel possui cerca de 12 mil hectares de florestas plantadas e áreas de preservação permanente, distribuídos por 14 municípios. Todos os produtos são certificados FSC®. O manejo florestal segue normas de respeito ao meio ambiente e a legislação vigente, com adoção de práticas sustentáveis e economicamente viáveis.

2014

SUSTENTABILIDADE E PRODUTIVIDADE

Com a Três Capões Agronegócios, atuamos no ramo agrícola. Nossas fazendas possuem produção de soja, milho, trigo, feijão, pré-secado e silagem, com produção anual de 45 mil toneladas e capacidade de armazenagem em silos próprios. Em 2014, a revista Globo Rural apresentou a Fazenda Três Capões da Santa Maria como a mais sustentável do país na categoria de cultivos anuais.

2022

UNIDOS POR UMA SÓ MARCA

Uma marca é a representação de seus valores, mas também representa um recorte do momento. Quando novos planos e novas perspectivas surgem no horizonte, a marca deve representá-las levar consigo esses valores. Em 2022 desenvolvemos a nova marca do Grupo Santa Maria e de seus negócios de papel, energia, agronegócio, florestal e serviços.

2023

A FORÇA QUE NOS MOVE

A Santa Maria Energia dá ao Grupo a autossuficiência energética, com potencial de geração de 40 MW/h, o equivalente para abastecer uma cidade com cerca de 180 mil habitantes. As Unidades Geradoras ficam localizadas no Rio Jordão, em Guarapuava e respeitam os padrões de responsabilidade socioambiental, gerando energia limpa e renovável.

Nosso

Propósito

Missão

 

Trabalhamos de forma sustentável, no desenvolvimento de produtos e serviços para um mercado global de consumidores exigentes, realizando sonhos com respeito e integridade, buscando a evolução constante da sociedade.

Visão

 

Ser um grupo admirado pela capacidade de promover resultados extraordinários.

Valores

 

Empreendedorismo

Foco em resultados

Inovação

Integridade

Orientação para o cliente (interno e externo)

Otimização financeira

Responsabilidade socioambiental

Segurança no Trabalho.

Sistema Integrado de

Gestão
image

O SIG (Sistema Integrado de Gestão) permite que a empresa realize o gerenciamento eletrônico de todos os seus documentos. Também é responsável pelo controle das auditorias 5S de suas unidades de negócio. Além disso, atua como auxiliar das demais áreas na gestão de certificações como o FSC ® .

image
icone

O 5S é uma cultura japonesa de bons hábitos que visa a eliminação de desperdícios. Funciona através de cinco princípios ou sensos, que em japonês começam com a letra “S”:

  • Senso de Utilização;
  • Senso de Organização;
  • Senso de Limpeza;
  • Senso de Padronização;
  • Senso de Disciplina.

O propósito desta metodologia é melhorar o ambiente de trabalho, através da destinação adequada de materiais, especialmente os desnecessários, organização e limpeza do local de trabalho, identificação de espaços, criação de padrões para a manutenção da limpeza, disciplina e melhoria contínua do processo.

O Grupo Santa Maria atua com a metodologia 5S desde 2004 e todas as suas áreas o possuem e praticam diariamente, obtendo os ganhos que a metodologia proporciona.

Um sistema informatizado de gestão empresarial que proporciona a integração de todas as áreas e negócios, tornando disponíveis as informações gerenciais de maneira confiável sem a necessidade do uso de programas paralelos. Tal sistema facilita o manejo das informações para todos do Grupo Santa Maria.

Gerenciamento de Documentos (GED) – ferramenta para controle dos documentos do Grupo.

A Santa Maria tem o programa de Sugestão de Melhorias, que visa estimular a cultura organizacional ao fluxo de melhorias contínuas, incentivando seus colaboradores a sugerirem melhorias em seus processos, local ou equipamento, com o objetivo de reduzir perdas e/ou elevar o nível de produtividade do processo. A empresa reconhece os colaboradores que sugerem inovações ou mudanças em suas respectivas áreas.

Participando deste programa, o colaborador pode contribuir com suas ideias para o desenvolvimento e melhor desempenho da empresa.

O TPM (Manutenção Produtiva Total) é uma metodologia que busca maximizar a eficiência dos equipamentos e processos produtivos, promovendo a integração entre manutenção e operação. Seus principais objetivos incluem reduzir falhas, otimizar o uso de máquinas, melhorar a qualidade dos produtos e aumentar a produtividade por meio do envolvimento de todos os colaboradores. Para a Santa Maria, o TPM é fundamental, pois contribui para a redução de custos, maior confiabilidade operacional, segurança no trabalho e a criação de uma cultura de melhoria contínua, resultando em maior competitividade no mercado.